As
competências sociais são comportamentos que se manifestam durante o
relacionamento com outros e expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões
ou direitos da pessoa que os emite, de um modo adequado à situação.
Estes
comportamentos devem ser respeitados pelos outros e resolvem os problemas
imediatos da situação, minimizando a probabilidade de futuros problemas.
Geralmente estes comportamentos são orientados no sentido da pessoa se sentir
satisfeita com a interacção social e/ou para obter algum proveito a nível
material ou social.
As
competências sociais não são traços de personalidade, são aprendidos e podem
desenvolver-se mediante um treino sistemático e estruturado. A comunicação
interpessoal não se resume aos elementos verbais (aquilo que se diz), mas
também engloba componentes paralinguísticas (o volume da voz, a entoação, a
fluidez, a clareza, o tempo de fala) e componentes não verbais (o olhar, a
expressão facial, o sorriso, os gestos, a postura, a orientação, a
distância/contacto físico, a aparência pessoal). Todos estes aspectos podem
também ser aprendidos e controlados no sentido de tornar a comunicação mais
assertiva.
Assim,
se (re)afirma a importância da comunicação no desenvolvimento e estabelecimento
de competências sociais, nomeadamente, no que respeita à comunicação assertiva.
Por
estas razões, desenvolvemos uma webquest acerca do Desenvolvimento de competências sociais.
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