Módulo 3 - atividade

As competências sociais são comportamentos que se manifestam durante o relacionamento com outros e expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos da pessoa que os emite, de um modo adequado à situação. 
Estes comportamentos devem ser respeitados pelos outros e resolvem os problemas imediatos da situação, minimizando a probabilidade de futuros problemas. Geralmente estes comportamentos são orientados no sentido da pessoa se sentir satisfeita com a interacção social e/ou para obter algum proveito a nível material ou social.
As competências sociais não são traços de personalidade, são aprendidos e podem desenvolver-se mediante um treino sistemático e estruturado. A comunicação interpessoal não se resume aos elementos verbais (aquilo que se diz), mas também engloba componentes paralinguísticas (o volume da voz, a entoação, a fluidez, a clareza, o tempo de fala) e componentes não verbais (o olhar, a expressão facial, o sorriso, os gestos, a postura, a orientação, a distância/contacto físico, a aparência pessoal). Todos estes aspectos podem também ser aprendidos e controlados no sentido de tornar a comunicação mais assertiva.
Assim, se (re)afirma a importância da comunicação no desenvolvimento e estabelecimento de competências sociais, nomeadamente, no que respeita à comunicação assertiva.


Por estas razões, desenvolvemos uma webquest acerca do Desenvolvimento de competências sociais

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