Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que
tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com
deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e
atividade?
Estou a trabalhar pela primeira vez como professora de
Educação Especial. Está a ser um desafio que estou a tentar cumprir com rigor e
empenho.
Sempre recorri a recursos educativos digitais (RED), quer
com alunos sem necessidades educativas especiais (NEE) quer com alunos com NEE.
Reconheço-lhes uma validade intrínseca que é muito útil no âmbito da Educação
Especial.
Há mesmo quem defenda que a utilização de RED poderia
contribuir para o desenvolvimento da competência para aprender a aprender por
parte dos alunos: «(…) supone de ser capaces de iniciarse en nuevos
aprendizajes con cierto grado de ayuda y después continuarlos de manera
autónoma.» (Rabasco &Pons, n.d., p.6).
Por este motivo, criei um blogue educativo com os meus
alunos com Currículo Específico Individual e, acreditem ou não, alguns deles já
sabem iniciar sessão, redigir breves mensagens, inserir imagens e vídeos. Acho
que esta ferramenta está a contribuir de forma decisiva para a melhoria da sua
atividade e participação…
Sugiro-vos uma visita ao Sande Especial aqui
(http://sandeespecial.blogspot.pt/) e que partilhem opiniões!
Continuação de bons trabalhos.
Fontes:
Rabasco, F.; Pons, J. (2010). Recursos digitales para el
profesorado en la educación inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, 1,
46-60. Acedido a 25 de abril de 2014 em http://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/2112/1682
Sem comentários:
Enviar um comentário