Módulo 2 - Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio


Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

Estou a trabalhar pela primeira vez como professora de Educação Especial. Está a ser um desafio que estou a tentar cumprir com rigor e empenho.
Sempre recorri a recursos educativos digitais (RED), quer com alunos sem necessidades educativas especiais (NEE) quer com alunos com NEE. Reconheço-lhes uma validade intrínseca que é muito útil no âmbito da Educação Especial.
Há mesmo quem defenda que a utilização de RED poderia contribuir para o desenvolvimento da competência para aprender a aprender por parte dos alunos: «(…) supone de ser capaces de iniciarse en nuevos aprendizajes con cierto grado de ayuda y después continuarlos de manera autónoma.» (Rabasco &Pons, n.d., p.6).
Por este motivo, criei um blogue educativo com os meus alunos com Currículo Específico Individual e, acreditem ou não, alguns deles já sabem iniciar sessão, redigir breves mensagens, inserir imagens e vídeos. Acho que esta ferramenta está a contribuir de forma decisiva para a melhoria da sua atividade e participação…
Sugiro-vos uma visita ao Sande Especial aqui (http://sandeespecial.blogspot.pt/) e que partilhem opiniões!

Continuação de bons trabalhos.

Fontes:
Rabasco, F.; Pons, J. (2010). Recursos digitales para el profesorado en la educación inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, 1, 46-60.  Acedido a 25 de abril de 2014 em http://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/2112/1682


Benedita Carneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário