Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis

No âmbito do meu curso de especialização em Educação Especial, debrucei-me acerca do tema A emergência de recursos educativos digitais e a mudança de práticas educativas de professores de alunos com necessidades educativas especiais na área da linguagem. Vou partilhar convosco um dos aspetos mais interessantes da minha pesquisa: o perfil de competências em TIC dos professores inquiridos (124 de vários níveis de ensino e de diversas áreas curriculares). 
Constatei que 66% dos elementos da amostra tem formação na área das TIC e 15% tem formação na área das TIC aplicadas ao ensino de alunos com NEE. 
A primeira abordagem a RED por parte dos mesmos foi feita em contextos muito díspares, havendo, contudo três contextos preferenciais: 37 professores, 30% da amostra, contactou com RED pela primeira vez durante ações de formação na área das TIC; 38 professores, 31% da amostra, em ações de formação com autores de manuais e outros materiais didáticos; e outros 38 professores, 31% da amostra, em interação com colegas de trabalho. A maioria dos inquiridos usa RED há mais de 5 anos e 95% da amostra assume ter competências satisfatórias, boas ou excelentes em TIC. Por outro lado, 92% da amostra recorre a RED para fins de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. 
Quando auscultados acerca dos RED que conhecem, verificamos que os docentes estão familiarizados com ferramentas diversas. Identificados por mais de 70% e em alguns casos por mais de 90% dos inquiridos temos os jogos educativos, os vídeos educativos, os exercícios interativos, os blogues, as páginas Web (dicionários online; enciclopédia eletrónica, como Infopedia, Wikipédia, …),as apresentações multimédia e as plataformas educativas (por exemplo, Escola Virtual, Moodle,..).
Quanto à frequência de utilização de RED em contexto de sala de aula para dinamizar atividades com as turmas do ensino regular, confirmou-se que estas ferramentas têm uma presença significativa. Assim, verificamos que os jogos educativos são utilizados às vezes por 54% dos professores inquiridos; os vídeos educativos têm uma presença forte em contexto de sala de aula, sendo usados às vezes por 48% dos professores da amostra e frequentemente por 41%; os exercícios interativos são RED utilizado às vezes ou frequentemente por 80% dos inquiridos; as páginas Web têm presença nas práticas letivas de 39% dos inquiridos às vezes e de 38% frequentemente; as apresentações multimédia são recurso às vezes para 24% dos inquiridos, frequentemente por 45% e sempre por 14%, o que denota forte presença em sala de aula; as plataformas educativas também são familiares pois 44% dos professores inquiridos usa-as às vezes e 27% frequentemente. 
Quanto aos ambientes de autor usados para criar e/ou utilizar RED para alunos do ensino regular, verificou-se que o recurso ao Hotpotatoes para criação ou utilização em sala de aula se destaca claramente de entre os ambientes de autor mais utilizados - 60% da amostra. Inferencialmente, podemos dizer que há desconhecimento claro da maioria dos ambientes de autor apontados.
Assim, verificamos que as práticas letivas dos professores inquiridos com turmas do ensino regular contam com os RED como ferramenta importante. No fundo, o professor mostra ter acesso a informação técnica para integrar esses recursos na sua prática diária; denota ter conhecimento extenso em TIC, de forma a escolher recursos educativos diversificados; parece que compreende a forma como pode integrar as TIC nas aulas e, eventualmente, como desenvolver novos métodos, de forma a alcançar um nível mais avançado de integração, assim como de conhecimento e de experiência no domínio da didática da disciplina que leciona. 


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