No âmbito do meu curso de
especialização em Educação Especial, debrucei-me acerca do tema A emergência de
recursos educativos digitais e a mudança de práticas educativas de professores
de alunos com necessidades educativas especiais na área da linguagem. Vou
partilhar convosco um dos aspetos mais interessantes da minha pesquisa: o
perfil de competências em TIC dos professores inquiridos (124 de vários níveis
de ensino e de diversas áreas curriculares).
Constatei que 66%
dos elementos da amostra tem formação na área das TIC e 15% tem formação na
área das TIC aplicadas ao ensino de alunos com NEE.
A primeira
abordagem a RED por parte dos mesmos foi feita em contextos muito díspares,
havendo, contudo três contextos preferenciais: 37 professores, 30% da amostra,
contactou com RED pela primeira vez durante ações de formação na área das TIC;
38 professores, 31% da amostra, em ações de formação com autores de manuais e
outros materiais didáticos; e outros 38 professores, 31% da amostra, em
interação com colegas de trabalho. A maioria dos inquiridos usa RED há mais de
5 anos e 95% da amostra assume ter competências satisfatórias, boas ou
excelentes em TIC. Por outro lado, 92% da amostra recorre a RED para fins de
suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
Quando
auscultados acerca dos RED que conhecem, verificamos que os docentes estão
familiarizados com ferramentas diversas. Identificados por mais de 70% e em
alguns casos por mais de 90% dos inquiridos temos os jogos educativos, os
vídeos educativos, os exercícios interativos, os blogues, as páginas Web
(dicionários online; enciclopédia eletrónica, como Infopedia, Wikipédia, …),as
apresentações multimédia e as plataformas educativas (por exemplo, Escola
Virtual, Moodle,..).
Quanto à
frequência de utilização de RED em contexto de sala de aula para dinamizar
atividades com as turmas do ensino regular, confirmou-se que estas ferramentas
têm uma presença significativa. Assim, verificamos que os jogos educativos são
utilizados às vezes por 54% dos professores inquiridos; os vídeos educativos
têm uma presença forte em contexto de sala de aula, sendo usados às vezes por
48% dos professores da amostra e frequentemente por 41%; os exercícios
interativos são RED utilizado às vezes ou frequentemente por 80% dos
inquiridos; as páginas Web têm presença nas práticas letivas de 39% dos
inquiridos às vezes e de 38% frequentemente; as apresentações multimédia são
recurso às vezes para 24% dos inquiridos, frequentemente por 45% e sempre por
14%, o que denota forte presença em sala de aula; as plataformas educativas
também são familiares pois 44% dos professores inquiridos usa-as às vezes e 27%
frequentemente.
Quanto aos
ambientes de autor usados para criar e/ou utilizar RED para alunos do ensino
regular, verificou-se que o recurso ao Hotpotatoes para criação ou utilização
em sala de aula se destaca claramente de entre os ambientes de autor mais
utilizados - 60% da amostra. Inferencialmente, podemos dizer que há
desconhecimento claro da maioria dos ambientes de autor apontados.
Assim,
verificamos que as práticas letivas dos professores inquiridos com turmas do
ensino regular contam com os RED como ferramenta importante. No fundo, o
professor mostra ter acesso a informação técnica para integrar esses recursos
na sua prática diária; denota ter conhecimento extenso em TIC, de forma a
escolher recursos educativos diversificados; parece que compreende a forma como
pode integrar as TIC nas aulas e, eventualmente, como desenvolver novos métodos,
de forma a alcançar um nível mais avançado de integração, assim como de
conhecimento e de experiência no domínio da didática da disciplina que
leciona.
Sem comentários:
Enviar um comentário